terça-feira, 23 de outubro de 2007

RoR na Prática?

É! RoR na prática!

Para quem não conhece, Ruby on Rails (RoR) é um framework livre (tanto open source quanto gratuito) pra desenvolvimento de aplicações WEB voltadas para banco de dados. Ele alia a linguagem de programação Ruby, famosa por ser totalmente orientada a objetos e desenvolvida para possuir uma leitura natural por nós, humanos, e o framework para a WEB Rails, que coloca tudo "nos trilhos", facilitando - e muito, pelo que pude perceber até agora - o desenvolvimento desse tipo de aplicação.

Não sou expert em RoR, nem conheço os seus pormenores ainda, mas iniciei um estudo dirigido aqui na empresa, eu e o pessoal da equipe iremos começar a nos aventurar nesse mundo desenvolvendo uma aplicação interna para validação da produtividade do framework.

Nesse blog, espero contribuir com a comunidade, postando nossas dificuldades e felicidades durante o desenvolvimento dessa prova de conceito, digamos assim. Não espero conduzir discussões teóricas a respeito da linguagem, mas tornar tudo muito prático para que esse (aparentemente) maravilhoso framework seja divulgado entre os desenvolvedores e gerentes de tecnologia por esse país afora.

Para quem duvida das oportunidades com RoR:
Akita on Rails: Oportunidade norte-americana com Rails

Alguns links interessantes, estamos nos baseando neles pra dar os primeiros passos:
Quatro dias de Ruby on Rails
Um pouco mais sobre o Ruby
RadRails - IDE para desenvolvimento

Está motivado? Quer aprender uma nova tecnologia que promete levar você e sua equipe a níveis de produtividade nunca antes vistos? Produzir software de qualidade, enxuto, sem milhões de linhas de código adicionais enxertadas por ferramentas WYSIWYG, RAD, ou o quer que seja? Aderir a padrões de projeto para desenvolvimento de software e exibição de conteúdo? Venha com a gente!

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, Giovani.

Estou escrevendo este comentário para, primeiramente, lhe desejar boa sorte nessa sua jornada pelo Rails, e também para fazer algumas indicões de recursos Rails.

Pra começar, embora o Quatro Dias de Ruby on Rails seja um bom artigo, ele é mais uma apresentação do Rails do que um tutorial completo.

Portanto, caso deseje algo mais aprofundado, eu lhe recomendo o Rails para Sua Diversão e Lucro, do Ronaldo Ferraz.

Se procura por um livro, há o Repensando a Web com Rails, do Fabio Akita, que é um excelente livro, no entanto é difícil achá-lo, já que a primeira tiragem se esgotou, e não haverá uma segunda, uma vez que o Akita está escrevendo um segundo livro de Rails.

Se quiser um livro em inglês, posso lhe recomendar o Agile Web Development with Rails(2nd Edition), que foi escrito pelo Dave Thomas, uma figura importante na comunidade Ruby/Rails, e pelo David Heinemeier Hansson, criador do Rails.

O único porém de todas as fontes de aprendizado acima é que elas abordam a versão 1.1.x do Rails, com exceção do Agile Web Development with Rails, que utiliza a versão 1.2.3. Acontece, que atualmente o framework está na versão 2.0.2, e há um número razoável de novidades nessa versão.

Sendo assim, você pode optar por aprender primeiro uma versão anterior com um dos recursos acima, e então estudar as novidades do Rails 2.0. Caso escolha esta abordagem, você pode se familizarizar com os recursos do Rails 2.0 através das seguintes fontes:

1- Posts no blog do Ryan Daigle sobre Rails 2.0.
2- PDF do PeepCode sobre o Rails 2.0, escrito pelo Ryan Daigle.
3- O futuro livro do Akita, que abordará as novidades do Rails 2.0.

Há ainda a opção de aprender tudo de uma vez, lendo o livro The Rails Way, do Obie Fernandez, que é provavelmente o único livro que aborda o Rails 2.0.

Por fim, gostaria de adicionar o Netbeans 6 como uma IDE para desenvolvimento Ruby/Rails, em adição ao Rad Rails, que você mesmo mencionou no seu post.

A escolha da IDE é sempre pessoal, mas acho que vale dar uma olhada no Netbeans 6.

Há ainda o famoso TextMate, que é considerado como o melhor editor para Rails, mas este só está disponível para o Mac OS X.

Bom, basicamente é isso. Seja bem vindo ao Rails, e desculpe pela resposta meio longa.